Comentários

Comentários são muito importantes na programação e servem para deixar seu código mais organizado e fácil de ser programado.

Um comentário serve para você explicar um determinado trecho do seu código sem que esta informação seja exibida no console. São informações que serão vistas apenas por quem escreve o código.

Vamos supor que você criou um código-fonte bem extenso e cheio de cálculos e fórmulas. Enquanto você está trabalhando diariamente neste código é fácil lembrar como funciona cada trecho do seu código. Agora, imagine que você fique meses sem mexer no código. Provavelmente, no momento em que você voltar para mexer no seu código, você perderá muito tempo até relembrar como e para qual finalidade você escreveu aquilo.

Para acabar com este problema, existe a função de comentários, que permite você comentar trechos em seu código para facilitar a compreensão e na posterior utilização dele.

Outra finalidade do comentário é quando você está programando o mesmo código com outros programadores. O comentário pode instruir os demais programadores a como utilizar corretamente o trecho que você escreveu.

Mas não exagere nos comentários. Eles devem ser escritos apenas quando necessário. Não fique comentando cada trecho da sua programação, senão, ao invés de ajudar, o excesso de informação na tela atrapalhará no momento do desenvolvimento.

O comentário, em Java, pode ser feito de duas maneiras:



Comentário escrito em várias linhas

Você utiliza /* para determinar o início do comentário e */ para determinar que ali termina o comentário.
/*
Escreva seu comentário
utilizando mais de uma linha
dentro deste período
*/


Comentário de uma única linha

Você utiliza // (duas barras) para determinar que tudo o que for escrito, na mesma linha, dali em diante será comentário. Se você der enter e ir para a próxima linha não fará mais parte do comentário
//Escreva seu comentário apenas nesta linha


EXERCÍCIO
Você consegue identificar os comentários no código apresentado quando criamos um projeto? Então, como exercício, crie um projeto chamado Comentarios e apague TODOS os comentários do código-fonte, deixando apenas os comandos da programação.

Como resultado, seu código-fonte deve ficar assim:
package comentarios;
public class Comentarios {
    public static void main(String[] args) {
     
    }
}


Estrutura padrão para estudar Lógica de Programação

Para o bom andamento do nosso treinamento, vamos determinar um padrão. Ao criar um projeto, apague todos os comentários do seu código-fonte.



Em que parte eu devo escrever no código-fonte?

Você pode escrever em qualquer lugar do seu código-fonte. Lembre-se o IDE não deixa de ser um editor de texto, porém, possui alguns atalhos e ferramentas que agilizam a programação, mas você tem liberdade de escrever e expressar sua liberdade onde desejar.

Porém, o Java realizará os comandos estudados neste curso de Lógica de Programação, apenas quando escrevemos dentro do método "main"
public static void main(String[] args) {
    //você deve escrever aqui dentro
}

Portanto, lembre-se: comentários podem ser escritos em qualquer lugar do código-fonte, mas os comandos que estudarmos em lógica de programação, apenas dentro do método main.


EXERCÍCIO
Escreva um comentário contendo seu nome, dentro do método main.

Como resultado, você deve ter algo parecido com isto:
package comentarios;
public class Comentarios {
    public static void main(String[] args) {
        //Joãozinho da Silva
    }
}



Importante Lembrar

Parabéns, agora você sabe criar projetos e a utilizar muito bem a função de comentários para deixar seu código-fonte mais organizado. Além disso, você deve lembrar que todo o nosso curso de Lógica de Programação será escrito dentro do método main.