Computaçao, Tecnologia e Informática. Qual a diferença?

Vamos pegar como exemplo uma simples atividade que realizamos diariamente: Escovar os dentes.

Agora, pense nos passos para executar esta tarefa:
1 - Pegar a escova de dente
2 - Pegar o tubo de creme dental
3 - Espremer o tubo do creme dental e despejar uma pequena quantidade do creme sobre as cerdas da escova
4 - Levar as escova até a boca e massagear os dentes com as cerdas que estão com creme dental
5 - Enxaguar a boca com água limpa

Computação

A computação precisa de uma necessidade do mundo real (escovar o dente) e um objetivo, ou seja, que resultado você quer alcançar (ficar com os dentes limpos). 

Informática

Tendo a necessidade e um objetivo, você precisa listar ordenadamente cada tarefa a ser realizada para chegar da sua necessidade até alcançar o objetivo final. Identificar e traduzir cada uma dessas tarefas de forma matemática, lógica e ordenada, chamamos de informática.

Tecnologia

E a tecnologia são as ferramentas que você utiliza para cumprir as tarefas. No caso a escova de dente é a tecnologia que utilizamos para escovar o dente.


Se você reparar, o computador faz exatamente isso: ele simula várias atividades que realizamos diariamente e faz aquilo em nosso lugar. O computador faz conta, escreve, toca música, informa e comunica, faz desenho, enfim, basta ter uma necessidade e a instrução de como fazer aquilo, o computador pode realizar para nós.

A informática, portanto, traduz tudo aquilo que fazemos na vida real, e transforma em passos bem definidos para que uma maquina possa fazer o mesmo que um ser humano.

Porém, um equipamento computacional ainda não possui autonomia, ou seja, ele sabe como fazer, mas você lembra que eu disse que você precisa determinar uma necessidade e um objetivo. Pois é, o computador precisa ter alguma informação que você vai passar para ele e ainda você precisa determinar o que quer que ele faça com essas informações. Aí sim, você terá algum resultado.

Esse conceito foi extraído da nossa própria vida. É correto sabermos onde estamos e onde queremos chegar.

Neste curso você chegou com uma necessidade um objetivo claros que é aprender informática. A tecnologia que você precisa é apenas de um computador e a  como eu identifiquei e listei cada passo para você alcançar o seu objetivo é a informática.