Instalar BitTorrent Sync no Linux Ubuntu/Mint

Para quem não conhece, o BitTorrent Sync é um serviço que permite sincronizar pastas e arquivos entre computadores que possuam o aplicativo instalado, lembrando bastante as funcionalidades do Google Drive e do DropBox.

O programa é gratuito e sincroniza os arquivos utilizando o protocolo BitTorrent. Desta forma, ao contrário de outros serviços de armazenamento, como o Dropbox, ele não hospeda os arquivos na nuvem. Em vez disso, os envia diretamente do seu computador para outro computador que esteja sincronizando com o seu - ou seja, guarda-os localmente e não há "nuvem" envolvida.

Por esse motivo, o Sync também é mais seguro, já que dá controle total dos arquivos ao usuário. Além disso, apesar de ser baseado em BitTorrent, os itens compartilhados não são acessíveis por qualquer um - o programa usa um sistema de senha (Secret), que são criadas automaticamente por ele quando o diretório é compartilhado. Esta chave pode até ser configurada para expirar em questão de dias, de forma que a pessoa que acessou os arquivos antes não poderá sincronizá-los após a chave ter expirado.

O armazenamento é ilimitado, quer dizer, vai depender do tamanho do seu HD, mas enquanto houver espaço em seu disco, você poderá utilizá-lo integralmente para disponibilizar seus arquivos para os dispositivos sincronizados com o seu.

Outra vantagem é a velocidade de tranferência que é mais alta, beneficiada pelo fato de os arquivos não estarem na web, mas são transferidos de um ponto diretamente ao outro (P2P).

Atualmente, já é possível instalar o BitTorrent Sync em Windows, Linux, Mac, Android, iOS, Windows Phone, Kindle Fire e o mais legal é que todos podem sincronizar os mesmos dados, ou seja, você pode compartilhar um documento com seu celular, tablet, noteboo e ainda manter uma copia segura no seu Desktop em casa.


Instalação no Linux Ubuntu/Mint

Abra o terminal (ctrl+alt+T)

Digite:

sudo add-apt-repository ppa:tuxpoldo/btsync
sudo apt-get update
sudo apt-get install btsync
Durante a instalação, serão exibidas várias telas para configurar o BitTorrent Sync.

Escolha as opções padrões (default)

Informe uma senha para você acessar o gerenciador do BitTorrent Sync

Após finalizar a instalação, você deve acessar o gerenciado do aplicativo através de um browser, digitando um dos seguintes endereços:

127.0.0.1:8888
ou

http://127.0.0.1:8888/gui/
Informe o usuário: admin
Informe a senha: aquela que você informou durante a instalação



Fonte:

http://info.abril.com.br/downloads/mac/bittorrent-sync

http://askubuntu.com/questions/284683/how-to-run-bittorrent-sync