O que é um computador?

A informática, apesar de ser muito mais abrangente, na prática ela se refere exclusivamente ao computador. Embora esta afirmação seja muito pequena para o conceito que foi apresentado na aula anterior, na prática você encontrará a informática sendo relacionada apenas ao computador.


Se você está no shopping ou passeando no centro de sua cidade, encontrará lojas que são especializadas ou que possuem um setor chamado informática. Quando você chega lá, o que encontra? Apenas computadores.





Para encontrar manutenção ou suporte técnico, você buscará no Google ou procurará em uma lista telefônica ou guia por lojas que possuam suporte específico de informática (ao menos deveria, pois encontrará desta forma lojas especializadas no assunto).

Então, informática, aqui no Brasil possui um conceito relacionado diretamente ao computador.

Desta forma, neste curso estudaremos especificamente sobre o computador.

Mas, o que é computador?
De acordo com o Wikipedia, enciclopédia digital, um "Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados.". Novamente, se utilizarmos este conceito, veremos que muitos equipamentos que utilizamos hoje são computadores:
Notebook, Netbook, Ultrabook, Tablet, Smartphone, Calculadoras Científicas e Financeiras, Televisores, DVD Players, Bluray Players, Videogames, enfim, tudo isso e outros equipamentos eletrônicos podem ser considerados computador.

Isso, porque de fato eles são computadores a a tendência daqui para frente é que inclusive eletrodomésticos como geladeiras, torradeiras, cafeteiras, maquinas de lavar, secadores, enfim, tudo o que for eletrônico se transforme em um computador.

Esse conceito está fazendo com que as tecnologias que ainda virão sejam mais baratas, mais duráveis, mais potentes e possam fazer ainda mais do sua ideia original, como por exemplo, acessar internet através do seu secador de cabelo! Isso mesmo, em um futuro muito próximo, nossos eletrodomésticos também serão computadores e terão acesso à internet, como hoje já acontecem com celulares e televisores.

Tipos de Computador
Uma das ramificações do computador, podemos encontrar o computador pessoal. Nesta categoria, podemos citar, por enquanto:
Desktop
Notebook
Laptop
Netbook
Ultrabook
All-in-one

Existem ainda, computadores classificados como Computadores Corporativos e Computadores Industriais.

Você ainda ouvirá conceitos como Computadores móveis, Dispositivos móveis, Computadores de Alta Produtividade, Computadores de Ultra Velocidade, Computadores Resistentes a água, enfim, esses nomes são apenas comerciais, que pretendem alcançar um determinado público, assim como os populares computadores pessoais ou residenciais.

No fundo, tudo é computador, mas esses "apelidos" que o marketing e a propaganda divulgam são apenas para que você não seja bombardeado com computadores que não serão úteis para seu dia-a-dia. Estes computadores, apesar de possuírem a mesma estrutura, sua finalidade pode ser diferente, por exemplo:

Computador para acesso a internet
Computador para jogos
Computador para escritório
Computador para trabalhar com imagens e gráficos 3D
Computador para desenvolvimento de tecnologias
Computador industrial, que controla outros computadores

Agora fica muito mais fácil de você identificar o computador ideal para você. Basta procurar uma loja de informática e informar que você quer um computador para a sua necessidade. Assim, você não gasta dinheiro desnecessariamente e tem um computador que vai lhe atender em todos os momentos da sua atividade.

Nas próximas aulas, vamos falar um pouco mais sobre os computadores e você aprenderá o que é um Desktop, Torre, Slim, Barebone, All-in-One, Servidor, além de entender as diferenças entre notebook, laptop, netbook e ultrabook.